IPDAL

OEI no VIII Encontro do Triângulo Estratégico América Latina e Caraíbas, Europa, África

OEI - Educación . 07/05/2019
Tamaño del texto + -

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um dos parceiros do VIII Encontro do Triângulo Estratégico América Latina e Caraíbas, Europa, África, promovido pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), que decorre em Lisboa, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório da Caixa Geral de Depósitos.

O encontro aborda temas de interesse comum às três regiões, como o diálogo entre gerações, as migrações, a cibersegurança, a igualdade de género, a produtividade, a transferência de conhecimento, as parcerias financeiras e a agenda triangular internacional.

A Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, interveio no painel sobre Transferência de Conhecimento, tendo salientado a relevância e os resultados de uma organização dedicada à educação, à ciência e à cultura no espaço ibero-americano, destacando, como novos domínios de reflexão e ação, a transversalidade das competências para o século XXI, a mobilidade e a circulação do conhecimento, a inovação e os desafios que se colocam à escola, em todos os níveis de ensino, na formação para um mercado de trabalho imprevisível.

Neste painel foram ainda referidas outras questões relevantes como as mudanças necessárias para maior e mais adequado contributo das universidades e das empresas na investigação. Foram ainda identificados obstáculos como a obtenção de vistos para estudantes, professores e investigadores, o reconhecimento dos diplomas, e as diferenças entre sistemas de ensino superior. Também se recomendaram parcerias inovadoras dedicadas às Pequenas e Médias Empresas (PME) de forma a captar talentos e alcançar a sustentabilidade e o crescimento. 

Leia mais aqui