UALP

OEI participa no encontro da Universidades de Língua Portuguesa

OEI - Educación . 02/07/2019
Tamaño del texto + -

A AULP promove um encontro onde serão debatidas as formas como arte e cultura podem intervir na identidade dos povos. Durante três dias, especialistas dos vários países de língua portuguesa debruçam-se sobre Arte e Cultura, Saúde e Tecnologia, Educação e Coesão Social, Comunicação e Política.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) promove, no Instituto Politécnico de Lisboa, de 03 a 05 de julho, o XXIX Encontro, desta vez subordinado ao tema “Arte e Cultura na Identidade dos Povos.”

Com intervenientes de vários países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), serão apresentadas comunicações que abordam temas muito variados, desde o papel das universidades na promoção da coesão social em Cabo Verde, ao papel das plantas medicinais em Angola, aos desafios do sistema de ensino no Brasil, ou ao Museu da Paisagem em Portugal.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa é uma Organização Não-Governamental de caráter internacional que promove a cooperação e a troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Conta com mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM). Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Promove a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes e propõe uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos.

Dos principais desafios que se colocam à AULP, a mobilidade académica ganha relevância. Destaca-se ainda a dinamização da rede de universidades de língua portuguesa de forma a valorizar as diversas culturas, aproximar as dinâmicas científicas, multiplicar os intercâmbios nos domínios do ensino e da investigação científica, consolidar as parcerias estratégicas e ampliar o papel da língua portuguesa como animador qualificado desta comunidade.

No âmbito das suas atividades, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é responsável por um amplo leque de iniciativas: Encontros anuais; Reuniões bilaterais temáticas; Edições; Prémio Fernão Mendes Pinto; Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP); Atas dos Encontros; Edições que promovem a língua portuguesa e as culturas nacionais; Fomento de Pós-graduações multilaterais; Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mais informações em:  http://aulp.org/xxix-encontro-da-aulp-lisboa-portugal-2019/