cplp e oei

Reforço da parceria entre a OEI e a CPLP

OEI - Educación . 30/05/2019
Tamaño del texto + -

Mariano Jabonero, Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) esteve no dia 27 de maio na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, onde se encontrou com o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.

Em 2014, a Conferência Ibero-americana de Ministros da Educação integrou os países da CPLP como obervadores da OEI, tendo em conta que dois países, Brasil e Portugal, eram membros das duas organizações, mas também os laços culturais e linguísticos que as une. Com a abertura do escritório em Portugal, tem prosseguido um reforço da cooperação entre as duas organizações, tendo a OEI obtido o estatuto de Observador Associado junto da CPLP, na Cimeira de Santa Maria, em Cabo Verde, no passado mês de julho. Trata-se da primeira organização internacional que foi admitida com esse estatuto  junto da CPLP.

Além do Programa Paulo Freire da OEI destinado a estudantes dos PALOP, destaca-se a participação da OEI na Reunião de Ministros da Cultura da CPLP que teve lugar em Cabo Verde em abril deste ano e a participação da CPLP na organização da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019) que terá lugar em Lisboa, em novembro de 2019.

A OEI e a CPLP têm vindo a colaborar ainda na organização de conferências internacionais, em parceria com outros organismos multilaterais e as autoridades portuguesas, conforme preconizado pelo ODS 17 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

São disso exemplo a organização conjunta com o Ministério da Educação português e o Conselho da Europa da Conferência “Educação, Cidadania, Mundo. Que escola para que sociedade?” que teve lugar em Lisboa nos dias 28 e 29 de maio, e a Conferência sobre o Futuro do Trabalho, a ter lugar em Lisboa a 24 de julho, no quadro do Centenário da OIT e na sequência da realização em Lisboa da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e Fórum da Juventude” Lisboa+21.