Secretário-Geral da OEI Visita Portugal e Assina Protocolo com Politécnicos

Secretário-Geral da OEI Visita Portugal e Assina Protocolo com Politécnicos para reforçar língua portuguesa no espaço ibero-americano

OEI - Institucional . 26/03/2018
Tamaño del texto + -

Os Institutos Politécnicos e a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) assinaram no dia 23 de março de 2018, em Lisboa, um protocolo para reforçar a presença da língua portuguesa no espaço ibero-americano e contribuir para a triangulação entre os países ibero-americanos e os PALOP.

Assinado pelo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas, e pelo secretário-geral da OEI, Paulo Speller, o desenvolvimento do objetivo de reforço da língua portuguesa no espaço ibero-americano realizar-se-á através da disponibilização das valências e das competências existentes nas instituições de Ensino Superior Politécnico.

 

O protocolo consagra ainda o objetivo de promover o direito à educação, à cultura e à ciência no espaço ibero-americano no contexto da cooperação internacional e para o desenvolvimento, entre outros objetivos.

Um conjunto de programas que já se encontram em desenvolvimento no seio da OEI foram identificados e poderão beneficiar do contributo dos Institutos Politécnicos, sem prejuízo de outros programas, projetos, atividades e iniciativas futuras.

Mobilidade académica, científica e técnica, formação de professores, educação à distância, produção/oferta de recursos, aplicações informáticas e outros conteúdos de apoio pedagógico, políticas culturais e indústrias criativas, redes de ensino, investigação e cultura e intercompreensão linguística foram as áreas prioritárias de cooperação identificadas.

 

No âmbito da sua visita a Portugal, o Secretário-Geral da OEI participou no Seminário PUBLIC EDUCATION. New challenges and opportunities facing the teaching profession, tendo-se reunido depois com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 

Paulo Speller encontrou- ainda com a Presidente do Conselho Nacional de Educação, CNE, Maria Emília Brederode dos Santos.

 

Encontrou-se também com o Diretor do Instituto de Educação, Prof. Luís Miguel Carvalho e Presidente da FORGES, Professora Luísa Cerdeira e com o com Vice-Reitor UL, Professor António Feijó.

Notícia Jornal Económico

Notícia do DN

Notícia O Jogo